domingo, novembro 25, 2007
E o Prémio Electrodoméstico "caixinha de surpresas" vai para...
- Só muito raramente saem de lá o mesmo número de meias que se pôs lá dentro. Para onde é que elas vão?
- Pus a lavar a capa do edredão com o fronhas, toalhas e paninhos de mesa. Quando abri a máquina estava TUDO metido dentro da capa de edredão!
:-)
domingo, novembro 18, 2007
As praia, Hawaii
Há várias praias de areia preta, e em quase toda a costa há montes de tartarugas. Como esta, que estava simplesmente na praia a descansar.
Mas também há prais de areia branca, feita dos corais e conchas partidos. Vira-se da auto-estrada para um caminho de pedras através de um rio de lava (seco, claro)...
... e anda-se quase até ao mar. Depois anda-se um bocadinho por uns caminhos até chegar a uma baía com uma praia fantástica, como nos catálogos!
sábado, novembro 17, 2007
Kilauea, o vulcão
O Kilauea é dos vulcões mais activos da terra, mas é calminho. Está sempre a deitar lava por qualquer lado devagarinho, por isso não acumula pressão e não tem erupções violentas, como é costume nos outros vulcões. E por isso pode-se andar a passear por ali, pelo meio de rios de lava seca das últimas erupções, e pelo meio de crateras que ainda deitam vapor de água. É uma paisagem estranha, porque é tudo preto com formas esquisitas de fluído que secou quando estava a escorrer. E depois tem plantitas a crescer aqui e ali. É muito giro.
Isto sou eu (!) dentro da cratera principal do Kilauea, que esteve activa pela última vez em 1983. Recentezinha, não é?
Este é o Pu'u O'o, de onde sai lava, como se vê pela fumarada. Não se pode chegar mais perto porque há rsicos de desabamento. Ele anda mais activo que de costume, segundo disseram os rangers do parque.
Junto à cratera principal do Kilauea há um tubo de lava, por onde escorreu lava, mas que se esvaziou. Claro que na parte inicial está todo iluminado pra toda gente, mas no fim há uma cancela e há mais 300m não iluminados de tubo. É muito escuro, mesmo muito escuro, mais que como a noite. E há nas paredes bocados coloridos e com formas estranhas. É muuuuito bonito!
sexta-feira, novembro 16, 2007
Hilo, Hawaii
Hilo também é uma cidade mais gira e tropical, com mercado como deve ser nestes sítios, cheio de frutas e legumes mais ou menos estranhos e exóticos. Com sumos de frutas frescas e comidas enroladas em folhas de bananeira, como este doce de sticky rice. Muito bom!
Hilo é uma mistura bem mais bonita e interessante de USA com trópicos do que Kona, feito para os lares de 3a. idade ambulantes, como chamam o povo daqui aos barcos de cruzeiro.
E claro, como em todo o lado e muito especialmente nos USA, cada maluco com a sua mania...
quinta-feira, novembro 15, 2007
Tartarugas, golfinhos, mantas e outros
No primeiro dia havia uma tartaruga enorme debaixo de um arco nas rochas. À tarde havia tartarugas na praia, a comer...
No segundo dia passou por nós debaixo de água um monte de golfinhos. Mas golfinhos há também à entrada do porto...
Ontem à noite fui ver mantas... É das coisas mais espectaculares que já vi.
De resto, há corais lindíssimos, moreias pequenas e grandes, peixes coloridos e polvos, conchas de todos os tipos e tamanhos, caranguejos, enfim... Recife muito bonito, como deve ser.
Além disto, andavamos hoje ao largo e apareceu uma baleia pequenina ao lado...
O capitão do barco é muito fixe e os guias também: Sandwich Isle Divers recomenda-se! Por isso... está tudo óptimo!
Amanhã vou até Hilo, do outro lado da ilha, para na 6a. feira e Sábado ir até ao vulcão. Mais exótico é difícil!
terça-feira, novembro 13, 2007
Kailua-Kona, Hawaii
"TIA"=this is america, com uma cidade igual a tantas outras cidades americanas, só que com vegetação tropical por todo o lado, areia e rochas pretas e água azul.
E tem um "diner" porreiro para ver o por-do-sol com uma cerveja e um hamburger, claro.
domingo, novembro 11, 2007
San Diego
Ontem levaram-me a jantar ao Clay's La Jolla, um restaurante chique onde eu era a única de calcas de ganga e sapatilhas. Mas comeu-se muito bem e foi fixe. Depois fomos a casa do Tracy, que fica na zona chique de San Diego, atrás da marina e com vistas para a baía toda.
Fiquei a saber que há um vinho californiano que não se arranja em quase masi lado nenhum e que é muito, muito bom: zinfandel. Casta daqui, e acho que só produzem aqui.