sábado, novembro 17, 2007

Kilauea, o vulcão



O Kilauea é dos vulcões mais activos da terra, mas é calminho. Está sempre a deitar lava por qualquer lado devagarinho, por isso não acumula pressão e não tem erupções violentas, como é costume nos outros vulcões. E por isso pode-se andar a passear por ali, pelo meio de rios de lava seca das últimas erupções, e pelo meio de crateras que ainda deitam vapor de água. É uma paisagem estranha, porque é tudo preto com formas esquisitas de fluído que secou quando estava a escorrer. E depois tem plantitas a crescer aqui e ali. É muito giro.





Isto sou eu (!) dentro da cratera principal do Kilauea, que esteve activa pela última vez em 1983. Recentezinha, não é?


Este é o Pu'u O'o, de onde sai lava, como se vê pela fumarada. Não se pode chegar mais perto porque há rsicos de desabamento. Ele anda mais activo que de costume, segundo disseram os rangers do parque.


Junto à cratera principal do Kilauea há um tubo de lava, por onde escorreu lava, mas que se esvaziou. Claro que na parte inicial está todo iluminado pra toda gente, mas no fim há uma cancela e há mais 300m não iluminados de tubo. É muito escuro, mesmo muito escuro, mais que como a noite. E há nas paredes bocados coloridos e com formas estranhas. É muuuuito bonito!